← Back

Desenhando solução - Bootcamp UX TERA

Projeto de MVP desenvolvido no Bootcamp de UX Design da TERA, 2021. O desafio proposto para nosso grupo foi "Como proporcionar sustentabilidade financeira ao microempreendedor".


PRIMEIROS DESAFIOS

As primeiras informações sobre este assunto apontavam um grande número de pedidos de falência. Entre os principais motivos apontados como causa estava a confirmação da nossa primeira hipótese: problemas financeiros. Em meados de 2020 foram publicados alguns estudos sobre o impacto da pandemia nos médios e pequenos negócios, logo, não tivemos muitos problemas em encontrar dados atualizados.

Após receber o tema-desafio, como primeiro passo para alinhamento do grupo, fizemos a matriz CSD, compartilhando tudo que sabíamos sobre o tema e esgotando dúvidas e suposições: Educação financeira é realmente crucial para a sobrevivência do negócio? Apps de bancos já cumprem seu papel nesse apoio a MEs? Educação financeira para ME é ineficiente? Muitos só passaram a ser empreendedores após perderem emprego?, etc.

Na sequência, precisávamos ter uma ideia mais clara de quem são os personagens importantes para os MEs, quem interagiria com nosso produto/serviço, e quem tem interesse nele. Um próximo passo seria classificar esses stakeholders por grau de interesse e influência.

Até aí não tivemos grandes contratempos para tocar o projeto. A dificuldade apareceu mesmo quando partimos para a pesquisa e não conseguíamos achar MEs para entrevistar. Essa etapa foi a mais demorada e começou a travar o nosso progresso. Foi preciso uma força-tarefa, cada integrante parou suas entregas para ajudar a recrutar MEs entre conhecidos, vizinhos, amigos de amigos..., pois não estávamos conseguindo atingir uma quantidade mínima de respondentes, sem o quê não teríamos como seguir para as próximas etapas.

  • Contribuições
    - Desk research
    - Elaboração do roteiro da pesquisa
    - Condução de User Research
    - Geração da persona
    - Mapa de empatia
    - Definição de conteúdo
    - Prototipação

DESK RESEARCH

  • Brasil ganha 600 mil microempreendedores na pandemia
  • 5,4 milhões de pessoas dependem da renda de um microempreendedor
  • 85% dos pedidos de falências em 2020 foram de pequenos negócios
  • Em abril de 2020 o Brasil ultrapassou a marca de 10 milhões de microempreendedores

(Fontes: Sebrae-2020, Boa Vista SCPC-2020, Portal do Empreendedor, Ministério da Economia-2020)


USER RESEARCH

O problema realmente existe: a maioria dos microempreendedores (MEs) apresentam alguma dificuldade em fazer uma boa gestão financeira do negócio. Descobrimos, inclusive, alguns hábitos bem oldschool, como o uso da planilha no computador (!), caderninho (!!) e até a memória (!!!) no registro do fluxo de caixa.

Mas eles querem ajuda? Fizemos mais algumas entrevistas com MEs (gravadas em vídeo ou áudio, devido à pandemia) para tirar essa dúvida. Descobrimos que sim, eles não só querem como precisam de ajuda especializada para organizar as finanças e gestão de pessoal (esta segunda uma nova necessidade que apareceu na pesquisa). Aliás, 62% declararam estar dispostos a pagar por um desses produtos/serviços:

App/Site - 56,3%
Consultoria - 25%
Curso - 18,8%
Nenhum - 6,3%


PERSONA

Até aqui tínhamos apenas uma proto-persona, uma ideia de quem era nosso alvo, mas não sabíamos exatamente para quem estávamos desenhando a solução. As pesquisas nos deram insumos suficientes para validar a nossa persona e montar na sequência o Mapa de Empatia para entender suas motivações, como esses problemas o impactam, como pensa, o que sente e quais são suas reais dores e necessidades.

"Nunca mais vou trabalhar de CLT. (...) A visão é sempre empreender, mesmo que -Deus me livre- não dê certo, vou procurar outra coisa para empreender, porque eu vejo uma flexibilidade que com carteira registrada não tenho. (...) E eu acredito no meu potencial." 

ENTENDENDO SUAS DORES

- Não quer fazer cursos longos sobre educação financeira, prefere falar direto com especialistas.
- O controle da entrada e saída de dinheiro é ineficiente
- Sente dificuldade de controlar informações sobre pagamentos

COMO NÓS PODEMOS...

... ajudar o ME a se organizar melhor para não ter crises?
... ajudá-los a cuidar melhor das finanças para evitar as falências?

Após passar por essa etapa de pesquisa e entrevistas, sentimos a necessidade de revisar nossas hipóteses. Demos uns passos para trás e revisitamos a matriz CSD. Algumas das novas informações que incorporamos no escopo:

- De fato, existem diversos portais e apps de educação financeira, mas estes são muito difíceis de achar.
- Para a maioria é tudo ou nada: para empreender, muitos se demitem do emprego.
- Na maior parte dos casos, o próprio dono é quem cuida da parte financeira
- Diferente do que imaginávamos, a maioria empreende há mais de 3 anos (43,8% empreende há 5 anos ou mais)
- 100% dos entrevistados consideram importante ter uma boa educação financeira, no entanto metade diz ter alguma dificuldade em fazer essa gestão.

Após o mapeamento da Jornada do Usuário, usamos algumas ferramentas para cocriação e prototipação rápida (How Might We e Crazy 8's). Na sequência, com a quantidade de ideias geradas, jogamos todas elas na Matriz Impacto x Esforço para priorização. 

Help ME?

Precisávamos de uma solução que permitisse atender a algumas dores que descobrimos na pesquisa (falar direto com especialistas, melhorar controle de entrada e saída de dinheiro, acompanhar pagamentos) e durante o mapeamento da jornada do ME (fragilidade na organização das contas fixas, no pagamento de fornecedores, no controle de férias e nos depósito de vale transporte e alimentação).

Depois de algumas idas e vindas com entrevistados, nos decidimos por um app, que também apareceu na pesquisa como opção preferida de produto/serviço. Então vamos de app, que batizamos de Help ME! (got it?).


PROTOTIPAÇÃO

Wireframe com a primeira cara do nosso produto

BASIC USER FLOW

Por fim, as telas no Figma com melhorias feitas após a primeira apresentação. Como não foi possível nos aprofundar no raciocínio do usuário em testes remotos, tentamos colher o máximo de informações possíveis com conhecidos para observar padrões de comportamento. Com mais tempo, com certeza teríamos elegido um teste moderado em busca de descobertas críticas sobre a proposta inicial (como por exemplo adicionar features para gestão de pessoas, conforme mencionado acima).

Essa é uma proposta de MVP e se propõe a ajudar muitos/as Wendell's a empreender com mais tranquilidade, como sempre sonharam, e não precisem se preocupar em voltar a ser CLT novamente.

Clique aqui para ver a apresentação completa do projeto